Monday, December 11, 2006

 

TAREFA - ÁGUA

INICIO

A luta pela água
Isabel Guimarães

O Petróleo abastece a guerra, mas a luta pela água provavelmente será pior,com Estados competindo por escassos recursos hídricos e companhias encarando-os como uma mercadoria para tirar proveito dos pobres.
De 16 a 23 de março, no terceiro Fórum Mundial da Água, milhares de delegados discutiram se água deve ser um direito humano básico ou uma mercadoria possuída por companhias privadas. Enquanto a maioria dos delegados eram representantes corporativos vestindo a camisa dos interesses na privatização, havia lá também uma isolada presença de movimentos de cunho popular. De qualquer maneira, mesmo com o texto final não tendo podido tirar uma resolução última para essa questão, água já é um negócio de $400 milhões de dólares.
Conseqüências da privatização da água no hemisfério Sul já podem ser vistas na Argentina, Bolívia e África do Sul onde os preços decolaram e a qualidade despencou. (...) países ocidentais também têm buscado a privatização da água através do WTO General Greement on Trades in Services (GATS). (...) Uma conseqüência da privatização da água é que o dinheiro tira proveito da escassez.
Em Cochabamba, Terceira maior cidade da Bolívia, a indústria da água era um negócio da Bechtel Corp. O povo sofreu as conseqüências, como preços extremamente elevados.
Após assumir o sistema de água de Cochabamba em 2000, a companhia impôs maciças tarifas crescentes, as quais resultaram em difundidos protestos combatidos por força militar que matou uma pessoa e feriu 175 outras. Enquanto seu CEO Riley Bechtel é o 51º homem mais rico nos EUA (...) Em São Francisco, ativistas pela paz fecharam a Bechtel Corp, na manhã de protesto de 20 de março, no início da guerra no Iraque,devido ao seu papel no complexo industrial norte-americano e seu recente contrato para reconstrução do Iraque após a guerra.
Além disso, o povo na África do Sul tem que conviver com o serviço de água privatizado. Em Orange Town, um assentamento informal com 1.5 milhões de pessoas, ao sul de Johannesburg, com elevada taxa de desemprego, o povo tem que comprar uma cota fixa de créditos de água. Medidores têm sido instalados para prevenir o “uso excessivo” de água. Os serviços de água agora são propriedade da French Company Suez Lyonnaise des Eaux. Esta gigante multinacional também possui o sistema de água de Bergen County, New Jersey e enfrenta protestos lá por vender área preservada para exploradores.
Em 8 de fevereiro, em Orange Farm, a ativista do Fórum Anti-Privatização e do Orange Farm Water Crisis Committee (OWCC), de 61 anos, Emily Nengolo, foi assassinada em sua casa por dois assaltantes desconhecidos em um ataque que parece politicamente motivado. Desde que a África do Sul começou a negociar seus serviços de água, 10 milhões de cidadãos tiveram sua água cortada e dezenas de milhares morreram de cólera e diarréia após serem forçados a confiarem nas águas de rios poluídos. Também na capital da Argentina, Buenos Aires, o consórcio da primeira região privatizada aumentou os preços, cortou 7.500 empregos e deteriorou o sistema por falta de manutenção. (...) Uma pessoa vivendo nos EUA usa em média 250 a 300 litros d’água por dia, enquanto a média Somali não chega a 9 litros por dia. Estima-se que 2,7 bilhões de pessoas enfrentarão escassez de água em 2025. Mais que 1.2 bilhão de pessoas atualmente carecem de acesso à água segura e 3 bilhões não têm tratamento sanitário adequado. Isto lidera as moléstias que matam mais de 5 milhões de pessoas a cada ano, mais de 2 milhões delas crianças com menos de 5 anos que sucumbem à diarréia e doenças relacionadas. Conforme documento das Nações Unidas, as reservas mundiais de água estão secando rapidamente devido às mudanças climáticas e à poluição.

Tarefas:

Levantamento da água existente no bairro;
Quem fornece;
De onde ela vem;
Como ela é tratada;
Todos do bairro possuem água tratada;
Existe sistema de esgoto no bairro;
Fazer um levantamento no posto de saúde, quais as doenças causas por água;
Existe um controle do consumo de sua casa.

Processo: Forma grupos de 4 elementos para realizar as tarefas e levantamento de dados

Recursos:

Pesquisa no bairro e Posto de saúde
Livros
Sites:
http://www.samaecaxias.com.br
http://www.soaresoliveira.br/projetoagua/doencas.html
http://www.uniagua.org.br/website/default.asp
http://www.amigodaagua.com.br/amigo2003/
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/agua/index.cfm
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/default.shtm
http://www.comciencia.br/reportagens/aguas/aguas06.htm
http://www.cives.ufrj.br/informacao/inundacoes/inundacoes.html


Avaliação
Os alunos devem demonstrar que conhecem todos os dados levantados no bairro e propor soluções.
Elaboram uma campanha no bairro sobre os cuidados com a água e consumo de água.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?